Nossa História
O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro (Tox In), da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi fundado a partir de uma linha de pesquisa iniciada em 2003 pela Dra. Marize Campos Valadares, com foco em toxicologia humanizada e métodos alternativos ao uso de animais. Desde então, o grupo desenvolveu e implementou diversas metodologias in vitro e ex vivo, consolidando-se com apoio institucional da UFG e financiamento das principais agências de fomento do Brasil.
A partir de 2006, com colaborações internacionais, o Tox In passou a desenvolver e implementar in house métodos alinhados às diretrizes da OECD, atuando fortemente na difusão desses métodos no Brasil por meio de workshops, treinamentos e participação em iniciativas como a Rede Nacional de Metodologias Alternativas (RENAMA). O laboratório tornou-se referência nacional e internacional em ciência ética, inovadora e regulatória.
O reconhecimento oficial das metodologias 3Rs pelo Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONCEA) (2014) e sua adoção regulatória pela ANVISA (2015) impulsionaram a atuação do Tox In na capacitação de testes in vitro para aplicação regulatória. A partir de 2020, o laboratório expandiu suas áreas de atuação, incluindo bioengenharia e terapias avançadas, com destaque para terapias celulares e genéticas.
Em 2022, o grupo foi reforçado com a chegada do Dr. Artur Christian G. da Silva como docente, ampliando a expertise em bioengenharia farmacêutica e inovação em modelos in vitro. Nesse mesmo ano, o Tox In iniciou, em parceria com instituições internacionais focado em educação e divulgação de ciência in vitro, com uma série de webinars em português e espanhol, promovendo a inclusão de pesquisadores sul-americanos no debate global sobre NAMs. O grupo também contribuiu tecnicamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com suporte científico as demandas
regulatórias.
Dentre os muitos eventos organizados pelo grupo, destaque para o 1º Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos e foi escolhido para sediar o Congresso Mundial de Métodos Alternativos em 2025. Com parcerias de destaque no Brasil e no exterior, o Tox In continua formando profissionais altamente capacitados e promovendo a ciência in vitro como um novo paradigma em ciências farmacêuticas. Seus ex-alunos hoje atuam em posições de liderança na academia, indústria e setor regulatório, propagando uma ciência mais ética, inovadora e humana em toda a América Latina.